Princípio da incerteza de Heisenberg poderia ser refutado por algo que ainda não existe

LuisaoCS

Há pouco mais de um mês a mudança de tamanho estabelecido para os prótons em menos de um mísero femtômetro causou estragos na física quântica, causando estragos nos conhecidos axiomas supostos até agora.

Agora é a vez do princípio de incerteza de Heisenberg, e os culpadas não são nada menos que os computadores quânticos. Se você se lembrar das aulas de física da escola, sabe que o princípio de incerteza de Heisenberg estipula que é impossível conhecer simultaneamente a velocidade e posição de uma partícula, já que medir uma supõe a modificação da outra.

O caso é que ainda que tenha sido refutado desde sua criação em 1927, ninguém até agora conseguiu fazê-lo. Mas ao que parece um grupo de 5 cientistas da Alemanha, Suíça e Canadá encontrou um sistema que permite saber ambos os parâmetros simultaneamente utilizando computadores quânticos.

Para isso seria necessário uma memória quântica com suficientes qubits para que pudesse hospedar todos os possíveis estados e graus de liberdade da partícula.

Lamentavelmente ainda resta muito para que a memória atinja o tamanho necessário e mesmo assim seria complicado e tedioso, mas não impossível.

Via | Nature Physics.



Notícias relacionadas:

 

Comentários

Tá foda! Essa eu quero ver pra crer (meio estranho, mas eu quero)!

Deixe um comentário sobre o artigo











Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!