Quantos livros distintos existem no mundo?
Alguém sem muita coisa para fazer no Google Books decidiu contar todos os livros diferentes que existem no mundo: 129.864.880 ao todo, quase 130 milhões, ao menos até domingo passado. O cálculo foi realizado com um algoritmo que combina mais de 150 fontes disponíveis, tais como números de série, catálogos de bibliotecas, editoriais e lojas.
À hora de tentar digitalizar todos os livros do mundo, uma das primeiras questões que surgem é quantos livros diferentes há? Para responder, também há algumas perguntas, como: que entendemos exatamente por livro?
Mas com sua experiência desde 2004 com seu programa Books Library Project and Books Partner Program e depois de vários estudos exaustivos e esforços por organizar os milhões de livros existentes, chegou a este expressivo número.
Via | Blog do Google Books.
Notícias relacionadas:
Comentários
Obviamente, não contaram os que pereceram ao longo do tempo.
Inúmeros outros pensadores coexistiram com Aristóteles, Platão e Xenofonte...
Entretanto, seus livros, passaram despercebidamente no tempo e, de certa
forma, acabaram por ser perdidos, ou até extintos.
Vale ainda lembrar se todos seriam de fato profícuos para o desenvolvimento
intelecto-cognitivo das pessoas. Garanto-vos que três quartos de todo este
número não tem sequer valor intelectual. Tal como alguns colegas comentam comigo em meu escritório, a grandiosíssima massa é composta somente por "lero-leros", escritos "enchedores de lingüiça".
Agora, eis a pergunta: "Quanto será o valor cobrado das pessoas pelo acesso ao exuberante acervo? Será que realmente há alguma possibilidade de tudo ser pura e simplesmente gratuito?"
Deixe um comentário sobre o artigo
Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!