Como escolher as melhores palavras chave para o posicionamento no Google?
Eu já discorri sobre este tema aqui no post Técnicas SEO - Preparando seu blog para a rede, mostrando como utilizar ferramentas do próprio Google para descobrir as melhores keywords. Hoje vou falar de uma outra forma de como encontrar as melhores palavras.
Bem, qualquer SEO sabe que é mais importante realizar uma otimização de palavras compostas (long tail) que apenas se centrar em poucas palavras "potentes". Por exemplo, é melhor posicionar um site no TOP 10 de centenas de buscas como "voos baratos a São Paulo", "voos baratos a Joinville", "ofertas voos a Curitiba", etc... do que posicioná-lo no TOP 10 de milhares de buscas só com a palavra "voos".
Isso se deve ao fato de que a segunda palavra só fará aumentar a taxa de rejeição (Bounce Rate) de seu blog. Explicando: supomos que você criou um post falando de um voo de avião até Floripa e coloque como palavras chave "avião", "voos", "floripa". Seu blog poderá aparecer nas SERPs, quando alguém fizer as seguintes consultas: "avião de brinquedo", "voo do passarinho", "carnaval em floripa". Note que todas estas buscas não tem relacionamento algum com seu post, fazendo com que o internauta que chegue ao seu blog pela mão do Google rejeite rapidamente seu conteúdo por não ser aquilo que busca, sem se importar se seu conteúdo é bom ou não. A melhor composição de palavras chave neste caso seria: "avião", "voos", "floripa", "avião floripa", "voos floripa". Dessa forma o robô do Google pode reconhecer o tema de seu post, usando técnicas de Latent Semantic Indexing.
Dois dos principais desafios dos buscadores para encontrar os melhores resultados de uma busca são:
- polissemia: palavras que têm múltiplos significados, por exemplo "banco" pode ser uma entidade financeira, um lugar onde se sentar, um cardume de peixes, parte rasa do mar...
- sinonímia: diferentes palavras que têm o mesmo significado. Para seguir com o exemplo do "banco", quando falamos de uma entidade financeira as palavras "banco" e "caixa" tem o mesmo significado.
Hoje em dia os buscadores já devolvem resultados baseados em sinônimos, de forma que já não é mais necessário usar as antigas e penalizadas técnicas de "keyword-stuffing", repetindo dezenas de vezes as palavras "Banco", "o banco", "teu banco", "bancos", etc para tentar ficar bem posicionado com a palavra "BANCO". O google é capaz de "entender" o conteúdo de teu site...
Então, como selecionamos as palavras para um melhor posicionamento no Google?
Há muitas ferramentas para selecionar palavras chaves em língua inglesa, mas nenhuma em português. Só que felizmente este impedimento não constitui grande problemas, pois podemos recorrer à origem e fim de todo SEO: o próprio Google que oferece uma funcionalidade dentro de seu próprio buscador que não é conhecida por muita gente, mas que pode servir para fazer uma análise rápida e saber por quais palavras poderíamos tentar um melhor posicionamento.
Vamos fazer um exemplo rápido: imagine que queremos posicionar um determinado post com palavras relacionadas a "ciência", a primeira coisa a fazer então é buscar a palavra no Google. Depois clicamos na lateral esquerda, na opção: Mais ferramentas e veremos o link Roda Mágica. Ao clicar sobre ele, aparece uma "nuvem de termos relacionados" que podemos ir filtrando para ver que termos estão relacionados com outros, segundo nossas necessidades.
Assim como a ferramenta apresentada no post anterior, não é completa e nem muito menos definitiva, mas é gratuita e por ser baseada nas análises estatísticas do próprio Google é com certeza melhor e mais efetiva que muita ferramenta paga. Pode ter certeza.
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