As Sete Chaves da Internet distribuídas pelo mundo
"O que aconteceria se a Internet deixasse de funcionar?" É uma destas perguntas que quase todos nos fizemos alguma vez. Ainda que a verdade é que é praticamente impossível que deixe de fazê-lo por completo. Há pontos que são considerados mais vulneráveis e para isso existem estes cartões-chave inteligentes: para reiniciar a Internet em caso de um "evento catastrófico".
A ideia, simplificada, é que no caso de uma catástrofe (não especificada, admitem-se propostas), o DNSSEC (Sistema de Segurança do Domínio de Nomes) poderia ficar inoperante, de forma que os servidores DNS seriam incapazes de ver se o endereço de um site está apontando corretamente para o IP correspondente. E é aqui quando os cartões-chave inteligentes entram em ação:
"No mínimo, cinco dos seteguardiõesportadores das chaves -distribuídos pela Grã-Bretanha, Estados Unidos, Burkina Faso, Trinidad e Tobago, Canadá, China, e República Checa- deveriam reunir-se em uma base estadunidense com suas chaves para reiniciar o sistema e ligar tudo uma vez mais".
A razão pela qual há a necessidade de ao menos cinco pessoas, é que cada cartão-chave tem unicamente uma parte da senha de recuperação necessária para resetar seu sistema.
O que ninguém sabe, é que nas profundezas da Terra, foi forjado um outro cartão a mais... um cartão de ouro que permite encontrar todas as senhas e abrir todos os portais que levam até as trevas da grande rede.
Ok ok ok... confesso que o parágrafo anterior não é verdadeiro. Acho...
Via | BBC News.
Notícias relacionadas:
- 5G em 2019: um teste do mundo real (internet)
- Redirect Path, uma interessante extensão do Chrome para comprovar redirecionamentos da Web (internet)
- Este vídeo mostra o que aconteceria se um grande asteróide atingisse a Terra (catastrofe)
- Como copiar uma chave em plástico rígido para abrir portas sem problemas (chaves)
- Enorme ataque DDoS torna a Internet mais lenta em todo o mundo (dns)
- Faltando menos de um mês para o apocalipse Maia, Google fica fora do ar por uma hora (dns)
Comentários
Se a internet para de funcionar, o telefone vai junto, esse é o problema. o fato de acessar coisas usando DNS pode não ser o pior efeito. Eu simplesmente ligo para quem eu quero acessar na internet e pergunto o IP, espera o telefone ficou mudo, então o DNS falhar não é o maior dos problemas.
Fiquem tranquilos que o cartão está seguro !
Tá, como se vírus e ameaças usassem um DNS pra atacar um IP.
Deixe um comentário sobre o artigo
Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!