Tablet indiano custará 35 dólares
Algunas anos atrás o Notebook de Negroponte surpreendeu, mas praticamente não saiu do papel, ainda que ao final custava bem mais que o anunciado. O fato é que apesar de suas limitações contava com características que portáteis normais bem mais caros não têm, como um baixo consumo ínfimo, manivela manual para recarregamento da bateria e tela com modo de alto contraste para permitir a leitura zonas com sol.
Agora o governo da Índia quer criar um projeto próprio de tablet que planejam que custe o equivalente a 35 dólares (60 reais) e com projetos para que seu preço baixe até aos 10 dólares (18 reais).
O tablet estará enfocado à educação em zonas rurais ou de difícil acesso. Na squencia podemos ver uma lista das características do que esperam do equipamento:
- Videoconferência.
- Leitor de .pdf, docx, .ods, adp, .doc, .xls, .jpeg, .gif, .png, .bmp, .odt, .zip, AVCHD, AVI, AC3, etc.
- Software com capacidade similar à do Open Office, SciLab...
- Navegador de Internet com Flash, Javascript, Pdf e Java.
- Comunicação sem fio para Áudio e Vídeo.
- Cloud computing.
É um tablet muito completinho, de fato se colocarem uma porta USB e uma câmera pode ser que seja inclusive melhor que um tal de iPad -pelo menos este tablet suportaria Flash-.
Vamos ver a evolução do projeto, já que com certeza dará bastante o que falar nos próximos meses. Se conseguirem vejo-me comprado tablets para toda minha família.
Via | The Next Web.
Notícias relacionadas:
Comentários
exceto pela resolução da tela, dá de 10 no Ipad.
Deixe um comentário sobre o artigo
Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!