Procuradoria Geral do Rio de Janeiro denuncia Google à justiça

LuisaoCS

Logo do Orkut

De novo, novamente e outra vez o Google é acusado em uma ação civil pública, desta vez por parte da Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro. E não é muito difícil adivinhar o motivo: o Orkut que, segundo os procuradores, estaria servindo como plataforma à diversos crimes na internet, como pedofilia, falsa identidade e apologia ao crime.


A ação logicamente não menciona o Google como responsável pelos crimes, mas considera que a empresa não está monitorando a sua rede social. Segundo a Delegacia de Repressão a Crimes na Internet, somente este ano o site teve aproximadamente 1.300 registros de queixas relacionadas a seu conteúdo.

Os procuradores acham que o site falha na proteção de seus usuários e nas imagens de pessoas que nunca acessaram a internet e sugere que o Google crie algum tipo de ferramenta que monitore o Orkut, identificando e notificando o Estado no caso de identificação de algum crime interrompendo imediatamente o funcionamento de qualquer comunidade do tipo.

A ação sugere ainda que criem um canal de comunicação direta para que qualquer usuário possa pedir eliminação de conteúdo com ofensas diretas e quer que a empresa promova uma campanha na mídia orientando os pais e responsáveis sobre a forma adequada do uso da internet e principalmente do Orkut.

Se o juiz aceitar a acusação, o Google deverá adequar a rede em 120 dias, do contrário, será multado e pode ter o Orkut bloqueado.

Até agora a empresa ainda não se manifestou a respeito. Acho que devem estar rindo da imbecilidade de algumas trechos desta proposta, a saber:

  • 1.300 Registros de queixas.
    Dado ao número de "barraqueiros" trazidos pela inclusão digital para as redes sociais, o número até que me parece bem módico. O Orkut virou um cortiço: fofoca, ofensas gratuitas, bullying,  tudo termina em briga, inclusive gangues combinam brigas através das comunidades da rede social. Além de que ainda existem os asisinos que se cadastram para participar de uma rede onde o princípo básico é o da interação social e reclama de que tem alguém olhando seu perrfil, o que esta figura está então fazendo ali. Nenhuma ferramenta, por melhor que seja, conseguiria monitorar efetivamente o programa.
  • Google deverá notificar os crimes ao Estado.
    Tal proposta  só pode ter saído da cabeça de um parvo. O Estado transferindo seu poder de polícia ao Google que seria obrigado a contratar uma legião de investigadores monitorar a rede e para decidir o que é crime e o que não é. Somente um analfabeto digital não vê que tal ação infringe o princípio de neutralidade da rede.
  • Canal de reclamação.
    Outra prova de que estes procuradores nem se deram ao trabalho de visitar o portal antes de destilar a verborréia burocrata. O orkut tem sim uma canal de reclamações, em qualquer página é possível encontrar um link Denunciar Abuso.
  • Proteção de usuários inexperientes.
    Culpar o Google pelo abuso que acontece com as pessoas ingênuas ou que nunca acessaram a internet, é o mesmo que culpar uma montadora de carros porque um tolo bateu o automóvel por não saber dirigir.
  • Campanha de informação promovida pelo Google.
    Quando li este trecho da ação, juro que pensei que tudo fosse uma brincadeira... pior que não! Os senhores procuradores querem que o Google faça aquilo que o Estado não faz (principalmente no Rio de Janeiro): proteger e instruir o cidadão. Este é outro caso grave de analfabetismo digital e de transferência de responsabilidades que coloca a esfera judicial e a política bandida praticada neste país no mesmo saco.

Concluo que a Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro não está de todo errada, o corolário de uma navegação por alguns poucos sites que insistem em funcionar à margem da lei indica que é realmente necessário que sejam estabelecidas algumas regras na rede como um todo e não somente no Orkut, mas antes de proporem um monte de besteiras sem fundamento e embasamento técnico, deveriam pelo menos consultar profissionais da área para criarem propostas eficientes e funcionais visando a melhoria e não a delegação de problemas que não sabem como resolver.

Via | Info Plantão.


 

Comentários

Luisão, tem um detalhe que você esqueceu: o canal de denúncia do Orkut simplesmente não funciona. Pessoas criam perfis fakes insultando outras, criam perfis com fotos de outras pessoas e mesmo a vítima denunciando nada acontece. Usuários usam fotos de outros maliciosamente e, mesmo denunciando, nada acontece.

Orkut sair do Brasil? Vixi... Seria a mesma coisa que Dilma perder a eleição. UMA BÊNÇÃO!

É aquela velha questão: "eu deixo as crianças brincarem no parque, mas do que elas brincam é outra coisa."

Eu não gosto do Orkut, não tenho, mas mesmo assim entro nele por causa que parentes tiram fotos familiares e pá! Me/nos expõe/expõem.

É, eu não tenho, mas é preciso admitir que de certa forma você acusar o Orkut em si porque PESSOAS ENTRAM LÁ E USUFRUEM DO ESPAÇO é outra coisa...

Você quer condenar um bar, só porque pessoas bebem lá e depois vão dirigir...

Mas, a saída é como foi falado no post, ter controle do conteúdo exposto no site.

isso q da ter a inclusão digital... favelento no orkut... só fazendo merda... e esses desocupados... achando q a vida só é rede social...pq nao movem uma ação contra a taxa de imposto ridicula q a gente paga...

se isso for aprovado, o orkut sai do brasil.
se a google ameaçou (nem sei se completou) sair da china, tirar o orkut no brasil acho que não será muito problema...

daqui a pouco vai mandar a google monitorar os emails dos usuários porque pode ter alguma ofensa... ¬¬

Deixe um comentário sobre o artigo











Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!