KolibriOS, um sistema operacional que ocupa só 1.44MB
Quanto espaço ocupa o Windows 7 instalado? Alguma coisa ao redor de 10 GB. Uma distro comum do Linux? Aproximadamente 3 GB. É menos, mas segue sendo bastante. Uma distribuição como Damn Small Linux ocupa uns 50 MB e já é outra coisa, mas mesmo assim não satisfaz de todo. É necessário um CD para poder utilizá-la! Por sorte existe KolibriOS, um sistema operacional que nos tempos atuais quando falamos de Teras de informação segue cabendo em um extinto disquete. Assim é, o arquivo compactado que pode ser baixado em seu site só ocupa 758,9 KB. Depois de descompactado chega ao ínfimo tamanho de 1,4 MB.
A incrível façanha ademais é que se trata de um sistema operacional que conta com uma simples, mas completíssima interface gráfica, que suporta uma resolução máxima de 1280×1024 e (pasmem) 16 milhões de cores, desde a qual podemos fazer muitíssimas coisas, entre elas navegar pela internet e jogar o Quake.
O KolibriOS não é baseado em Unix nem segue os padrões POSIX, se não que foi escrito desde o zero em Assembly, a representação simbólica mais parecida ao código de máquina. Sim, é uma verdadeira loucura escrever linhas de código em assembly, não quero nem imaginar o trabalhão que deu para escrever um sistema operacional completo. Às vezes costuma-se dizer que KolibriOS é distribuição de MenuetOS, mas esta afirmação é bem errônea. KolibriOS é uma derivação, um fork criado em 2004 quando os principais programadores do sistema operacional MenuetOS decidiram que parte deste deixasse de ser licenciado sob a licença GPL.
KolibriOS, que além de caber em um disquete funciona com somente 8MB de memória RAM, pode ler sistemas de arquivos NTFS e ext3, reproduz grande quantidade de formatos de áudio e vídeo e suporta completamente o protocolo TCP/IP. A principal desvantagem? Pois se você não sabe russo, a questão se complicará bastante, pois conquanto a maioria da documentação já foi traduzida para o inglês, o russo é a linguagem predominante dentro da comunidade. Lógico que não vale a pena substituir seu sistema operacional atual por KolibriOS, mas se você tiver um computador velho jogado ai pelos cantos da casa, é um bom passatempo instalar o SO e uma grata surpresa ver como ele funciona redondinho.
Via | KolibriOS.
Notícias relacionadas:
Comentários
Bom, não precisa necessariamente de um PC velho para experimentar este SO incrivelmente leve e simples. Eu baixei e emulei a ISO do KolibriOS aqui mesmo no windows pelo Oracle VM VirtualBox, um programa que emula SO's através de arquivos ISO e IMG
Cara... Incrível! Vou já procurar um PC velho daqui, chamar um amigo meu que sabe russo e ver como é!
Acho que o Gates fez um desse quando estava planejando o Windows ~
Brink's :P
Interessantírrimo!!
Nota 10 pra esse post =O
Deixe um comentário sobre o artigo
Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!