Desenho de rede proposto pelo MIT poderia deixar a rede 100 vezes mais rápida

LuisaoCS

Internet mais rápida

Pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts dirigidos por Vincent Chan, propõem um novo desenho de rede que poderia aumentar até 100 vezes a velocidade da Internet, eliminando a necessidade de converter os sinais ópticos a elétricos. Trata-se de uma nova maneira de organizar as redes ópticas para acelerar a transferência de dados e reduzir quantidade de energia consumida.


Na maior parte da largura de banda, os sinais trafegam com alta velocidade através de cabos ópticos. Estes sinais podem percorrer grandes distâncias, mas periodicamente chegam a uma intersecção e tem que ser redirecionados. É difícil redirecionar a luz, atualmente é necessário a conversão para um sinal elétrico, voltar a rotear e finalmente voltar a convertê-la para um sinal óptico.

Isto requer alimentação adicional e os problemas surgem quando os sinais ópticos procedentes de diferentes direções chegam ao mesmo tempo a um router. Devem então ser convertidos em sinais elétricos para que o router armazene-os na memória até que se possa acessá-los.

O método sugerido pelos pesquisadores se chama Optical Flow Switching [PDF] e explora a comutação óptica, encaminhamento e tecnologias de transporte para otimizar o rendimento da rede. A ideia é estabelecer conexões dedicadas diretas entre aqueles locais que trocam grandes volumes de dados, assim não haveria a necessidade de roteamentos importantes (consequentemente gargalos de garrafa) e a rede seria bem mais eficiente.

Com a crescente demanda de maior largura de banda, a nova tecnologia poderia se tornar uma realidade, mas o principal obstáculo é o econômico e não técnico, pelo menos por enquanto.

Via | Thinq.


 

Comentários

Nenhum comentário ainda!

Deixe um comentário sobre o artigo











Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!