Mapa completo de todo o Universo conhecido
Sem dúvida dentre todas as missões espaciais atuais que estão estudando nosso vasto universo, uma que causa grandes expectativas é a Planck Surveyor, o telescópio de ultimíssima geração que a Agência Espacial Européia lançou em 14 de maio de 2009, junto ao Observatório Espacial Herschel, para conhecer melhor como se o Universo se formou. O Planck já rendeu seus primeiros frutos, concretamente a imagem que você vê sobre estas linhas.
Apesar de parecer um borrão de cores, esta imagem é o mapa mais preciso e completo de todo o Universo conhecido que jamais alguém tinha feito antes e que levou quase um ano para ser terminada. No centro da imagem vemos o disco principal da esplendorosa e viva Via Láctea flanqueada acima e abaixo por pó e gás no qual se formam as novas estrelas.
Mas a parte mais importante deste mapa não é a mais espetacular senão a que menos brilha, esse fundo manchado de cor rosa e amarelo que se conhece como a radiação cósmica de fundo, é a luz mais antiga de nosso universo resultante da explosão que deu lugar ao cosmos na que estão todas as pistas para compreender como se formou o Universo. Seu estudo e detalhado esquadrinhamento da radiação de fundo de micro-ondas e suas flutuações de intensidade permitirá encontrar evidências de um dos primeiros eventos que a teoria predisse sobre a criação do Universo, a inflação cósmica.
Via | ESA.
Notícias relacionadas:
Comentários
"Mapa mais preciso e completo de todo o Universo" e "No centro da imagem vemos o disco principal da esplendorosa e viva Via Láctea" - então onde estão as outras galáxias, já que a Via Láctea é apenas uma delas?
Deixe um comentário sobre o artigo
Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!