Medusa voadora
Assim que vi esta máquina não resisti a tentação de fazer um post sobre ela. A patente original que descreve seu funcionamento leva por título "máquina aérea". Essa patente, de número US2000068 de 1934, concedida a um tal John Auguste Domenjoz de Nova York, que suponho não tenha nada a ver com o pioneiro da aviação John Domenjoz, aparecia tal e qual podemos ver na seguinte imagem de Modern Mechanix publicada em fevereiro de 1936.
Desconheço se tinha a capacidade de voar -o projeto nunca saiu do papel-, certamente não, mas ao menos é um mecanismo tão engenhoso como complicado, digno de menção. O objetivo principal era a construção de torres voadoras onde observadores de artilharia pudessem flutuar livremente, para não depender assim de balões de vigilância.
Um motor bombearia ar para o interior de uma espécie de domo de tal forma que a nave cruzaria os céus de forma análoga a como uma medusa se move na água. Em caso de emergência, como por exemplo uma parada no motor, um paraquedas abriria para permitir um descenso suave. Realmente engenhoso, ainda que possivelmente pouco prático.
Via | Rex Research.
Notícias relacionadas:
Comentários
Nenhum comentário ainda!
Deixe um comentário sobre o artigo
Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!