New York Times proíbe uso da palavra "tweet" em seus artigos
Circula a notícia de que Phil Corbett, o editor de padrões do New York Times, enviou um memorando aos editores do diário pedindo que evitem o uso da palavra "tweet" fora do contexto ornitológico. Parece que Corbett não gosta de tantos pios na publicação, motivo pelo qual solicitou que o termo seja eliminado das páginas do jornal.
Corbett argumenta que a palavra "tweet" é imbecil, e que ademais, não faz parte do inglês corrente. Sua preocupação é que muitas pessoas, especialmente aquelas que não estão no Twitter, não têm a remota ideia do que significa. Segundo o revisor, os escritores do New York Times já usaram o termo como verbo ou como substantivo 18 vezes em artigos durante o último mês, em diferentes seções.
O manual de estilo do New York Times proíbe terminantemente o uso de coloquialismos, neologismos e jargão. Em lugar de "tuitou", Corbett sugere que só empreguem "escreveu", "publicou" ou "disse".
"Um teste simples é perguntar a vocês mesmos se as pessoas fora do grupo meta (de seu artigo) empregam regularmente o termo em questão. Muita gente utiliza o Twitter, mas muitos não; minha suposição é que poucos neste último grupo usam a terminologia 'tweets' ou 'tweeting'. Algum dia, 'tweet' pode ser tão comum como 'e-mail'. Ou outro serviço pode deslocar o Twitter no próximo ano, e a palavra cairia no esquecimento."
Ainda que seja uma minúcia do idioma (e em menor medida, um capricho de um corretor de estilo rigoroso), o debate reflete como pouco a pouco Twitter vai ganhando espaço na vida quotidiana. Deveria "tweet" ser uma palavra aceita pelo dicionário inglês? Eu aponto que sim, assim como o verbo tuitar já está sacramentado em nosso português.
Via | TechCrunch.
Notícias relacionadas:
Comentários
alias nao vejo a graça nesse twiter... é uma coisa um tanto quanto inuti, e pseudo celebridades sem talento algum como a preta gil q fica escrevendo coisas retardadas sobre big brother... q eu tenho a infelicidade de ver...
pq essas noticias idiotas aparecem contra a minha vontade...
Rá! Realmente, essa palavra é imbecil. Daqui a pouco, todas as redes criarão palavras para designir o ato de usá-las.
"Putz! Preciso Orkutar minhas fotos!"
Deixe um comentário sobre o artigo
Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!