A Internet idiotiza ou deixa as pessoas mais inteligentes?
No Wall Street Journal de ontem publicaram 2 artigos muito interessantes sobre o efeito da internet sobre a inteligência. Não é a primeira vez que vejo tratarem do tema, inclusive eu já falei sobre uma pesquisa feita sobre o assunto aqui no NDig, mas nunca é demais refletir sobre o que a rede está fazendo com a humanidade.
O primeiro dos artigos intitula-se "Internet está tornando as pessoas mais inteligente?", de Clay Shirky, que afirma que o uso da internet em detrimento da televisão obriga as pessoas a ler e escrever mais. Shirky também acredita que o conteúdo descartável trivial da internet desaparecerá por si só, triunfando o potencial imaginativo e criativo.
No segundo artigo, "Internet está tornando as pessoas mais estúpidas?", Nicholas Carr indica que o excesso de informação está transformando as pessoas pouco a pouco em pensadores superficiais. Ademais segundo um estudo da universidade de Cornell, ainda que o uso de internet melhore a inteligência espacial, também piora processos mais complexos como a imaginação, o pensamento crítico e a resolução de problemas.
Eu conheço pessoas que não têm vida por culpa da internet, que parecem verdadeiros zumbis que seguem as mesmas pautas sem sentido a cada dia, mas também conheço gente que cria e faz coisas incríveis e impensáveis há alguns anos pela rede. Suponho que a internet, como tudo, em excesso pode ser prejudicial e nunca deve se ser considerada como um fim senão como um meio.
Ainda que às vezes quando vemos algumas "fotinhas" do Orkut e/ou vídeos absurdos e bizarros do Youtube, a gente ouve aquela voz interior dizendo que algo está muito errado.
Seja como for, está cientificamente comprovado que ler o NDig todo dia melhora consideravelmente o seu QI para que possa passar sem problemas nos testes da Mensa.
Colou? Desculpe, eu tinha que tentar.
Notícias relacionadas:
- 5G em 2019: um teste do mundo real (internet)
- Redirect Path, uma interessante extensão do Chrome para comprovar redirecionamentos da Web (internet)
- O engano (e o autoengano) como forma de aumentar a inteligência (inteligencia)
- E se a estimulação cerebral nos tornasse mais idiotas? (inteligencia)
- A moral é mais irracional do que racional à maioria das vezes (comportamento)
- O comportamento auto-destrutivo causado por esconder a verdade de nós mesmos (comportamento)
- O queijo é delicioso, mas tem o mesmo efeito que uma droga? (vicio)
- Ensaios clínicos mostram um promissor tratamento contra o vício à cocaína (vicio)
- A máquina mais estúpida do mundo, versão avançada 2 (idiota)
- Máquina mais inútil do mundo, versão avançada (idiota)
Comentários
UMA PENA QUE TANTAS INFORMAÇÕES NÃO TENHAM CONTRIBUÍDO PARA TURBINAR A INTELIGÊNCIA DE MUITA GENTE VICIADA EM INTERNET, DIGA-SE REDES SOCIAIS PRINCIPALMENTE.É UM ABSURDO ALGUÉM PERGUNTAR PARA UM ADOLESCENTE SOBRE QUALQUER ASSUNTO QUE ELE JÁ TENHA ESTUDADO E ELE TE RESPONDER QUE NÃO PRECISA SABER ISSO, POIS JÁ TEM TODAS AS RESPOSTAS NA INTERNET.
bom, sinto muito mas... não colou.
Deixe um comentário sobre o artigo
Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!