British Petroleum proíbe reportagem na área do desastre no Golfo do México
Mancha de pétróleo no golfo visto da ISS
Em nossos filmes favoritos há um cenário recorrente: as grandes corporações dominam o mundo, tudo deve ser feito segundo suas necessidades e visando seu crescimento e lucro. Isto acontece em nossas novelas e filmes, certo? Mas será que isto não está acontecendo agora? Neste momento?
Eu achei muito estranho que pouco noticiam sobre este acidente na plataforma do Golfo do México. Afinal é quase um mês de vazamento não estancado. Pos é, ao que parece a própria Marinha Estadunidenses está ajudando os empregados da British Petroleum a impedir que reporteres se aproximem, filmem ou documentem qualquer coisa do derrame de petróleo.
O problema não é que a Guarda Costeira impeça o acesso às zonas afetadas: as razões para isso podem ser muitas, a maioria delas sensatas. Pode não ser seguro, podem não querer alarmar à população antes de ter dados confirmados e finais... O problema é que quando repórteres da CBS perguntaram a oficiais da Guarda Costeira por que razão não podiam acessar à zona em questão, sua única resposta foi:
- "São regras da British Petroleum. Não nossas".
Evidentemente este é um problema que afeta os estadunidenses; é sua soberania que está cedendo a favor dos interesses de uma empresa privada e é a liberdade de expressão em seu território que está sendo negada. Mas também é a representação de uma tendência que estamos vendo há muito tempo: os interesse privados e muito provavelmente políticos se antepõem aos interesses do cidadão e do meio ambiente.
Segundo Olev Kotov, o comandante da Estação Espacial Internacional, e um dos poucos homens que podem ver a catástrofe em sua totalidade ao vivo:
- "Dá bastante medo ver o que está acontecendo ali. Isto não está certo, de forma alguma que não... não me sinto nad abem a respeito disto."
Resumindo, o desastre segue crescendo, até o comandante da ISS tem maus pressentimentos; apesar de informações que indicam ao contrário (seriam mentiras?). Eu me pergunto: o que ocorrerá se não formos capazes de tampar este vazamento? Por quanto tempo mais seguirá soltando petróleo? Quem sabe?!?
Via | NASA e Huffington Post.
Notícias relacionadas:
Comentários
Eu amo a democracia! A liberdade de imprensa. A falta de manipulacao da midea.
Isso aqui eh o paraiso!
Ai ja da pra fazer mergulho no meio do oleo cru ?
Deixe um comentário sobre o artigo
Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!