Como ver vídeos do YouTube codificados com VP8

LuisaoCS

Youtube com VP8

Um dos momentos destacados de ontem na conferência Google I/O 2010, foi o anúncio oficial da liberação do padrão de vídeo VP8. Como parte do projeto denominado WebM, a ideia é oferecer uma alternativa livre ao H.264 na tag de vídeo do HTML5. Se quiser saber como funciona, abaixo mostramos como fazer seus primeiros experimentos utilizando o YouTube:


  • Como requisito indispensável, precisará de um browser que suporte o codec. Já estão disponíveis as versões de desenvolvimento do Chronium, Firefox e Opera, enquanto Chrome se somará à lista em breve.
  • Depois ative o modo HTML5 do YouTube. Nesta página, também há detalhes sobre as particularidades dos testes.
  • Agora só resta achar os vídeos para ver. Para isso, utilize o buscador do site e acrescente &webm=1 ao final da URL dos resultados. Por exemplo, se buscar o termo ndig, o endereço será similar a http://www.youtube.com/results?search_query=ndig&aq=f&webm=1.
  • Se seguiu os passos corretamente, ao clicar sobre qualquer resultado, verá um reprodutor que fará menção tanto ao HTML5 como ao WebM.

Atualmente, só uma fração dos conteúdos está codificada neste formato, motivo pelo qual você também podes visitar a guia do Opera para encontrar mais exemplos e instruções para implementar.

Via | Google Operating System.


 

Comentários

Nenhum comentário ainda!

Deixe um comentário sobre o artigo











Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!