Explicando os estágios de uma explosão de supernova

LuisaoCS

A inteligente e perspicaz série de vídeos animados Kurzgesagt oferece uma lição informativa sobre o perigo extremo das explosões de supernovas, particularmente como elas afetariam a Terra. As supernovas são as explosões mais poderosas do universo, liberando energia suficiente para ofuscar as galáxias. Não temos nenhuma metáfora real para o poder delas. Se o sol se transformasse magicamente em supernova, seria como se você estivesse sendo atingido pela energia de uma explosão nuclear a cada segundo. Por semanas.

Eles passam metodicamente por cada estágio do processo, explicando as condições de uma supernova e como isso afetaria o universo circundante. Uma supernova é mais como uma erupção vulcânica seguida de um tsunami. A princípio, há uma bola colorida de gás quente em expansão, criando uma nuvem espetacular que brilhará por cerca de um mês, mas depois não para.


Gás quente e perigoso corre para fora a velocidades de 10.000 km/s através do vácuo do espaço, varrendo o gás esparso da galáxia. Essa parede de gás se expande por dezenas de milhares de anos e, eventualmente, se estende por dezenas de anos-luz até que finalmente esfria e dispersa sua substância de volta à galáxia. E daí se esse tsunami estelar nos atingir? Bem, o dano depende de quão longe está.

Quão preocupado você precisa estar? Então você deveria se preocupar? Não! Felizmente, há apenas um punhado de estrelas que podem explodir a 1.000 anos-luz da Terra e nenhuma está perto o suficiente para ser uma ameaça séria. Melhor ainda, essas estrelas provavelmente não se tornarão supernovas por muitos milhões de anos.

Então você está seguro. Mas não há garantia para o futuro distante. À medida que as estrelas orbitam a galáxia, nossos descendentes podem se encontrar perigosamente perto de uma supernova, mas até então uma humanidade muito mais avançada e sábia será capaz de sair do caminho.


Notícias relacionadas:

 

Comentários

Nenhum comentário ainda!

Deixe um comentário sobre o artigo











Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!