Como Saturno conseguiu seus anéis?

LuisaoCS

- "Milhões de anos atrás, Saturno tinha uma lua extra, talvez com 400 quilômetros de diâmetro e formada quase inteiramente de gelo. Mas esta lua estava condenada, orbitando perto demais para resistir às imensas forças da gravidade de Saturno.", explica a cientista planetária da Missão Cassini, Linda Spilker, neste clipe informativo de The Planets: Saturn, como uma lua de gelo pode ter sido a fonte do campo orbital de detritos de Saturno.

Os anéis provavelmente se formaram a partir de um objeto que se aproximou demais de Saturno. Existe esse limite invisível em torno de Saturno, chamado de limite de Roche, onde a gravidade do planeta é forte o suficiente para destruir qualquer corpo celeste muito próximo.

E há alguns detalhes surpreendentes nos anéis de Saturno: eles são mais jovens que os dinossauros, formam um disco mais largo do que Júpiter, com média de apenas 9 metros de espessura e, graças à Cassini, agora sabemos que há altos picos tão altos quanto 2,5 quilômetros do anel B do planeta.



Notícias relacionadas:

 

Comentários

Nenhum comentário ainda!

Deixe um comentário sobre o artigo











Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!