O robô que voa, anda, faz slackline e anda de skate
Existem muitos robôs bípedes por aí, e os drones já são onipresentes. Mas, até agora, ninguém havia projetado a tecnologia de andar e voar para funcionar juntos em um único robô. Portanto, é o primeiro robô que realmente integra o caminhar e o voar. Não é apenas um drone com pernas. Leonardo, uma sigla para LEgs ONboARD drOne, é um projeto de 75 centímetros de altura por uma equipe do Centro de Sistemas e Tecnologias Autônomas da Caltech.
E não só anda e voa. Com duas pernas na ponta dos pés e duas hélices para os braços, Leonardo também pode fazer slackline, pular e andar de skate, como podemos ver neste vídeo do Veritasium com o apresentador Derek Muller.
Como esse robô pode ser usado? A estudante de graduação da CalTech, Sorina Lupu, afirma que a mobilidade do tipo LEO em outro planeta seria muito útil para a exploração da próxima geração.
- "Nós nos inspiramos na natureza. Pense sobre como os pássaros são capazes de bater asas e pular para navegar nas linhas telefônicas", diz Soon-Jo Chung, professor de Sistema Aeroespacial de Sistemas Dinâmicos. - "Um comportamento complexo, mas intrigante, acontece quando os pássaros se movem entre o andar e o vôo. Queríamos entender e aprender com isso."
Há uma semelhança entre como um ser humano vestindo um traje a jato controla suas pernas e pés ao pousar ou decolar e como LEO usa o controle sincronizado de propulsores baseados em hélice e articulações de pernas distribuídas. Foi assim que os pesquisadores resolveram estudar a interface de andar e voar do ponto de vista da dinâmica e do controle.
Notícias relacionadas:
Comentários
Nenhum comentário ainda!
Deixe um comentário sobre o artigo
Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!