Startup afirma ter realizado o maior progresso do século no desenho de motores elétricos
Os motores elétricos não mudaram muito desde que foram desenvolvido há mais de um século: basicamente, fazem girar rotores dentro de estatores de forma eletromagnética. No entanto, uma startup diz ter desenvolvido as primeiras melhorias reais e substanciais no desenho básico de um motor elétrico.
A Linear Labs afirma que seu motor, a Turbina Elétrica Hunstável (HET), funcionará muito melhor que os motores convencionais dos carros elétricos eliminando qualquer tipo de caixas de trocas. Esperam 10% a mais de alcance para qualquer tamanho de bateria e, mais potência para qualquer tamanho de motor.
Linear Labs estima que seu motor oferece de duas a cinco vezes o torque de um motor elétrico convencional de escala similar, e o dobro de potência de saída. Os motores elétricos são conhecidos pela quantidade de torque que podem gerar, pelo que estes números são especialmente impressionantes.
A empresa diz que pode conseguir isto graças ao inovador desenho do motor. Não é necessário nenhum avanço tecnológico drástico para construir motores como este, mas a forma em que está desenhado é muito inteligente.
Há quatro rotores, mais que na maioria dos motores elétricos convencionais, e o estator está localizado dentro de um túnel de par magnético, com todos os lados da mesma polaridade, que ajuda a manter os campos magnéticos na direção do movimento de rotação.
O motor também pode desalinhar deliberadamente seus campos magnéticos para conseguir um debilitamento do campo, o que soa indesejável, mas em realidade é útil para operar mais eficientemente o motor em altas velocidades.
Notícias relacionadas:
Comentários
Nenhum comentário ainda!
Deixe um comentário sobre o artigo
Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!