Cientistas acham na Rússia o menor mamífero do mundo
Cientistas russos descobriram no sudoeste do país o menor mamífero do mundo, o musaranho-pgmeu (Suncus etruscus). Valeri Stajéev, chefe do Centro Científico do Sul da Academia de Ciências da Rússia, declarou à agência que os pesquisadores contam com dados confiáveis de que a musaranhinho aparece ocasionalmente no território das repúblicas da Ossétia do Norte-Alânia e da Inguchétia. Segundo Stajéev, o animal poderia ter chegado a Rússia pela Transcaucásia, a região ao sul da cordilheira do Cáucaso.
- "Com a chegada de novas espécies, os vínculos ecológicos podem ser reorganizados, já que todos os nichos da natureza estão ocupados", explicou, agregando que - "Quando uma nova espécie chega ao nicho de outra, deveriam estabelecer relações entre elas", um fato que ainda requer observação.
O musaranhinho pertence à família de soricídeos. O comprimento do corpo é de 3 a 4,5 centímetros e seu peso não supera os 1,7 gramas, o que o transforma em um dos menores mamíferos da Terra. Segundo os cientistas, estes animais beneficiam à silvicultura e a agricultura ao destruir insetos responsáveis por pragas.
Via | Ria Novosti.
Notícias relacionadas:
Comentários
Nenhum comentário ainda!
Deixe um comentário sobre o artigo
Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!