Descobrem como os antigos egípcios moviam as enormes rochas com as quais construíram as pirâmides
Uma equipe de especialistas do Instituto Francês de Arqueologia Oriental do Cairo e da Universidade de Liverpool descobriram o enigma de como os antigos egípcios moveram os enormes blocos de pedra dos canteiras para construir as pirâmides faz 4.500 anos.
Segundo explicou Yannis Gourdonn, nas minas de alabastro de Hatnub os arqueólogos encontraram um sistema único para levantar os blocos de pedra de seu fundo. Este sistema de movimento consiste em uma rampa central rodeada por duas escadas com numerosos buracos para pôr mastros que, segundo o pesquisador, ajudavam a levantar os pesados blocos de várias toneladas.
Acham que um bloco de alabastro era então colocado em uma espécie de trenó que estava conectado com cordas aos mastros de madeira. Ao puxar as cordas, os antigos egípcios podiam arrastar os blocos por ladeiras, em alguns casos inclinadas em ângulos de 20 graus ou mais.
- "Já que o sistema data do reinado de Quéops, isso significa que durante sua época os antigos egípcios sabiam como mover enormes blocos de pedra utilizando ladeiras muito pronunciadas. Portanto, poderiam tê-lo utilizado para a construção de sua pirâmide", assinalou Yannis.
Apesar da hipótese das rampas ser conhecida há muito tempo, é a primeira vez que descobrem um dispositivo em tão bom estado de conservação.
Via | LiveSci.
Notícias relacionadas:
Comentários
Nenhum comentário ainda!
Deixe um comentário sobre o artigo
Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!