Descobrem uma evidência de que os neandertais sim sabiam fazer fogo
Um arqueólogo da Universidade de Leiden, Andrew Sorensen, descreveu a primeira evidência material de que os neandertais sabiam fazer fogo em um estudo publicado na Scientific Reports, o que desmente a ideia de que só dependiam do fogo produzido naturalmente, como os incêndios naturais causados pelos raios, por exemplo.
Para fazer fogo, os neandertais batiam uma peça de pirita, um mineral que contém ferro, com ferramentas de sílex. Junto com a arqueóloga francesa Emilie Claud e a professora de arqueologia de Leiden, Marie Soressi, Sorensen descobriu um desgaste microscópico muito específico nos machados de mão de sílex do paleolítico médio, a era dos neandertais. Tal e como explica:
- "Estas são as impressões obtidas se alguém tenta gerar faíscas golpeando um pedaço de sílex contra uma peça de pirita. Estes machados de mão são bem mais antigos que as ferramentas de fabricação de fogos em que foram encontradas até agora este desgaste."
Sorensen e Emilie estudaram dúzias de machados de mão de aproximadamente 50.000 anos de idade de vários lugares em toda França. Encontraram o mesmo desgaste distintivo em todos eles. Ademais, com uma combinação de pesquisa microscópica e experimentos, Sorensen descobriu que os rastros de desgaste eram específicos da fabricação de fogo.
Via | Universidade Leiden.
Notícias relacionadas:
Comentários
Nenhum comentário ainda!
Deixe um comentário sobre o artigo
Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!