A primeira córnea impressa em 3D reduzirá a lista de espera para transplantes deste órgão a 10 minutos

LuisaoCS

A primeira córnea impressa em 3D reduzirá a lista de espera para transplantes deste órgão a 10 minutos

O transplante de córnea é um procedimento médico muito eficaz para tratar problemas graves da vista que podem terminar na perda de visão total ou parcial. O problema? Há poucas córneas disponíveis. Em alguns anos será tão fácil como escanear seu olho e imprimir uma córnea nova em 10 minutos.

Pesquisadores da Universidade de Newcastle, no Reino Unido, acabam de desenvolver uma técnica para fabricar córneas artificiais. Para isso empregaram um dos modelos mais baratos de impressora 3D para tecido biológico. Os cartuchos foram carregados com um biogel composto de alginato, colágeno e células tronco extraídas da córnea de um doador.


O logro está em que já não é necessário desenvolver o tecido a parte, o que torna praticamente impossível de imprimir. A mistura química indica às células por onde se reproduzir. De fato, se antes a córnea do paciente for escaneada em 3D poderá ser impresso um modelo exato da mesma -sem os defeitos que provocam a perda de visão).

A descoberta ainda precisará em alguns anos de estudo antes de que a técnica esteja disponível em hospitais, mas agora que sabemos que é possível é só uma questão de tempo que os pacientes na lista de espera para um transplante de córnea vejam reduzido seu prazo de entrega a 10 minutos.

Via | Business Insider.


Notícias relacionadas:

 

Comentários

Nenhum comentário ainda!

Deixe um comentário sobre o artigo











Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!