Graças às células tronco, dois cegos recuperam a visão

LuisaoCS

Graças às células tronco, dois cegos recuperam a visão

Pela primeira vez, uma nova técnica em que está implicado o uso de células tronco, duas pessoas cegas conseguiram recuperar a visão parcialmente. A técnica poderia ser transformada em uma forma de cura para uma das formas mais comuns de cegueira.

Através de um adesivo celular -com células oculares derivadas de células tronco- que foi implantado na retina de Waters no Moorfields Eye Hospital, uma instalação do Serviço Nacional de Saúde na cidade natal do paciente, em Londres (Reino Unido), conseguiram que uma pessoa que tinha desenvolvido degeneração macular voltasse a ver. A degeneração macular representa quase 50% de todas as deficiências visuais no mundo.

Os dois pacientes padeciam degeneração macular associada à idade (AMD, por suas siglas em inglês), que destrói a visão central. Ambos estavam perdendo a vista. Segundo seu cirurgião, não podiam ver um livro, e muito menos as letras impressas. No entanto, após a operação já conseguem ler o jornal. Concretamente, de 60 a 80 palavras por minuto com óculos normais.


Os resultados deste estudo, publicado na revista Nature Biotechnology, descrevem a implantação segura e efetiva de um adesivo de células de epitélio pigmentar da retina desenhado especificamente. Segundo Peter Coffey, do Instituto de Oftalmologia do University College de Londres e co-autor da pesquisa:

- Este estudo representa um progresso real na medicina regenerativa e abre a porta a novas opções de tratamento para as pessoas com degeneração macular relacionada com a idade."

Um dos sucessos da prova foi demonstrar que não teve necessidade de drogas para suprimir todo o sistema imunológico do paciente a fim de evitar a rejeição das células tronco. Em cinco anos, o Reino Unido já poderia estar prescrevendo este tratamento de forma acessível a qualquer um que padeça do problema.

Via | Science Daily.


Notícias relacionadas:

 

Comentários

Nenhum comentário ainda!

Deixe um comentário sobre o artigo











Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!