Cientistas japoneses estão testando um medicamento que cura completamente a gripe em 24 horas

LuisaoCS

Cientistas japoneses estão testando um medicamento que cura completamente a gripe em 24 horas

Costuma-se dizer que a gripe dura sete dias e que, se tomarmos algum fármaco antigripal, podemos reduzir esse prazo a dois ou três. Mas em verdade há uma lamentável realidade: não há nenhum remédio que cure a gripe. No ano que vem essa realidade pode mudar completamente.

Uma companhia farmacêutica japonesa chamada Shionogi está realizando os últimos testes clínicos em humanos (última fase)) de um novo composto que elimina o vírus da gripe em 24 horas impedindo que se replique dentro das células que invade. O mais parecido que temos no momento é o oseltamivir -comercializado como Tamiflu- que elimina a gripe ao redor de três dias, mas pode requerer mais doses e tem contra-indicações.


O fármaco japonês é literalmente um comprimido contra a gripe. É administrado por via oral em uma única dose e alivia os sintomas da doença em poucas horas. Em menos de um dia a substância elimina a maior parte do vírus do organismo. Talvez não evite que passemos mal durante uma noite, mas reduz os dias e dias de prostração com febre, tosse e mal-estar que normalmente o vírus provoca.

Ainda que a notícia de sua saída ao mercado parece muito apressada, em realidade ele vem sendo desenvolvido faz 10 anos. A Shionogi provou com mais de 2.500 compostos para criá-lo. A companhia tem mais de 140 anos e ganhou uma reputação na luta contra os vírus graças a seus produtos para combater o HIV.

O novo medicamento anti-gripe está em sua fase final e é provável que esteja disponível comercialmente em Japão já neste mesmo mês de março. Sua disponibilidade em outros países dependerá das autoridades regulatórias de cada um.

Via | WSJ.


Notícias relacionadas:

 

Comentários

Não é coincidencia uma fabrica de medicamentos para AIDS fabricar para gripe. Se conseguir um remedio para gripe, conseguira para aids.

Deixe um comentário sobre o artigo











Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!