Insólito! Descobrem bactéria que excreta pepitinhas de ouro
Ainda que possa parecer incrível e próprio de um conto infantil, uma equipe de pesquisadores alemães e australianos descobriram como a bactéria C. metallidurans literalmente caga pepitas de ouro, conseguindo realizar uma milagre áureo.
Para conseguir este fenômeno são necessários uma série de metais pesados, geralmente tóxicos para outros organismos vivos, mas que são o alimento deste microorganismo. A particularidade desta bactéria era conhecida já há algum tempo, mas até agora ninguém tinha conseguido explicar como ocorria. E a chave está no ecossistema. Porque segundo parece a C. metallidurans alimenta-se de cobre, mas a forma de absorver cobre implica também absorver o ouro associado.
Claro que como finalmente não metaboliza o ouro, termina expulsando-o em forma de pequenas pepitas. Mas que ninguém saia correndo para montar uma granja de bactérias. As quantidades geradas são tão mínimas que mal medem alguns nanômetros de diâmetro.
Certamente poderíamos dizer que esta bactéria é como o rei Midas da natureza, só que realmente não converte em ouro o que come, senão que simplesmente o filtra e acumula em forma de "caca" bacteriana. Os pesquisadores asseguram que compreender este processo pode permitir extrair ouro dos minerais menos ricos, sem a necessidade de produtos químicos tóxicos como o mercúrio.
Notícias relacionadas:
Comentários
Nada se cria, tudo se transforma, nao tem como cagar ouro se não come ouro.
Deixe um comentário sobre o artigo
Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!