Cientistas: A Terra «engoliu» outros planetas
Um modelo dos primeiros tempos de existência da Terra demonstrou que a contribuição de planetesimais, ou protoplanetas, no desenvolvimento do nosso planeta foi muito maior do que se cria até agora. Os planetesimais são os protoplanetas que bombardearam a Terra faz uns 4,5 bilhões de anos, após nosso planeta, nas primeiras etapas de sua existência, colidir contra outro planeta do tamanho de Marte.
Os protoplanetas originaram-se a partir da matéria interestelar resultante da criação da nebulosa solar, formando rochas que variavam desde o tamanho de um grão de areia até discos de mais de 3.000 quilômetros de diâmetro.
Os modelos anteriores sugeriram que, quando estes embriões de planetas colidiram com a Terra, sua massa dispersou-se e integrou o manto do planeta. Estimava-se que a matéria planetesimal representa aproximadamente o 0,5% da massa da Terra.
No entanto, um novo modelo, criado por um grupo de cientistas encabeçado por Simone Marchi, professor do Instituto de Pesquisa do Sudoeste, no estado americano do Colorado, demonstrou que a massa planetária que constitui a percentagem da massa do nosso planeta é ao menos cinco vezes maior que a estimativa prévia: uns 2,5%.
Ademais, seu estudo revelou que os planetesimais não se dispersaram em ou próximos da superfície do que era nosso planeta. Ao invés disso, seus núcleos de ferro e os elementos siderófilos que continham teriam golpeado o manto do que então era nosso planeta e teriam atingido seu próprio núcleo, aumentando deste modo sua massa.
Via | Cosmos.
Notícias relacionadas:
Comentários
Nenhum comentário ainda!
Deixe um comentário sobre o artigo
Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!