Incompetentes que se crêem superiores, sabichões que não sabem nada: o efeito Dunning-Kruger

LuisaoCS

Cinco minutos bastam para aprender com um vídeo de Ted-Ed sobre o Efeito Dunning-Kruger, uma curiosa distorção cognitiva que poderia ser resumida em que pessoas incompetentes tendem a superestimar suas próprias habilidades. Em terminologia popular moderna poderíamos chamá-lo também de efeito sabichão, o sabe-tudo que não sabe nada ou simplesmente o sentimento de superioridade ilusório.

Este sentimento sobre diversas habilidades pessoais vai além da mera autoestima, e produz curiosas contradições estatísticas. A verdade é que este efeito não só afeta incompetentes que são incapazes de saber que não sabem, senão a todo mundo em geral e sobre qualquer aspecto da vida também: ética, inteligência, capacidade de razoamento, gramática, ortografia, conhecimentos financeiros...

Dizem os psicólogos que isto é devido simplesmente a que nem todo mundo pode saber de tudo e que todos temos zonas de incompetência sobre as quais somos incapazes de julgar a nós mesmos. Os melhores conselhos: fazer uso da humildade, escutar como somos avaliados pelos demais -ainda que resulte crítico às vezes- e sobretudo não deixar de aprender nunca. Assim ao menos podemos reduzir essas lacunas do saber.



Notícias relacionadas:

 

Comentários

Nenhum comentário ainda!

Deixe um comentário sobre o artigo











Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!