Novo tratamento permite a um homem com lesões na medula espinhal levantar-se e mover as pernas

LuisaoCS

A cada certo tempo, a medicina anuncia avanços que até faz pouco eram impensáveis. Este é um desses casos. Uma nova técnica permitiu a um homem com uma lesão completa da medula espinhal recuperar a capacidade de levantar-se e mover suas pernas de forma independente.

Andrew Meas quebrou o pescoço em um acidente de moto quando tinha 28 anos. Desde então não podia caminhar ou mover de forma voluntária as pernas, inclusive após 21 meses de reabilitação e treinamento. Quatro anos depois, uma equipe de pesquisadores da Universidade de Louisville emparelharam sua reabilitação com algo chamado estimulação epidural da medula espinhal (scES).

Trata-se de um tratamento invasivo onde implantaram um dispositivo sobre sua coluna vertebral, este proporcionava estimulação elétrica com o fim de ativar a coluna durante o treinamento físico. Em decorrência de 44 meses de treinamento com scES, Meas recuperou a capacidade de mover suas extremidades inferiores, sem necessidade de que o tratamento esteja ativo.

O tratamento pode restabelecer o controle voluntário do movimento e a posição após a paralisia completa em humanos, inclusive anos após da lesão. Isto deverá abrir novas oportunidades para a reabilitação.



Notícias relacionadas:

 

Comentários

Nenhum comentário ainda!

Deixe um comentário sobre o artigo











Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!