Assim foi como cresceu a população mundial em 200 mil anos
Quem viu Matrix talvez recorde de um momento do iracundo discurso do agente Smith em que compara à espécie humana com um vírus. Em sua tentativa de definir e entender nossa natureza e nosso comportamento, Smith chega à conclusão nada louvável de que os seres humanos nos expandimos no planeta não como os mamíferos ou alguns outros animais, que costumam viver em equilíbrio com seu meio, senão que como um vírus, em especial pela singular conduta de destruir o ambiente onde habitamos.
Matrix é um relato distópico, mas nem por isso afastado da realidade. As palavras do agente Smith têm uma inesperada ressonância no vídeo que encabeça este post, que mostra como cresceu a população humana desde que nossa espécie se conformou como tal, faz perto de 200 mil anos, tempo em que atingimos a surpreendente cifra de 7 bilhões de pessoas.
E conquanto esse número é em si mesmo surpreendente, o verdadeiramente notável é que, se seguirmos a animação, nos damos conta de que o crescimento ocorreu exponencialmente só nos últimos 100 anos, período em que uma boa parte da humanidade atingiu certas condições mínimas de bem-estar mas, ao mesmo tempo, através de um estilo de vida que tem efeitos claramente negativos no equilíbrio do planeta.
Ao ver esta animação, de certa forma é inevitável perguntar-se até onde chegará esse crescimento da população humana, e com que consequências.
Notícias relacionadas:
Comentários
Nenhum comentário ainda!
Deixe um comentário sobre o artigo
Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!