Revelam a principal causa do envelhecimento
Faz décadas que os cientistas sabem que certos genes responsáveis pelas funções reprodutivas se transformam com a passagem dos anos em um dos fatores causadores do envelhecimento de nosso organismo. Um recente estudo de especialistas da Universidade Johannes Gutenberg, na Alemanha, conseguiram identificar alguns destes genes e a maneira de alterar seu funcionamento para deter o envelhecimento dos animais examinados.
Em concreto, a equipe estudou os genes de uma espécie de verme chamada Caenorhabditis elegans e identificou 30 genes que prejudicam os animais na velhice. Muitos destes genes identificados têm uma função particular em comum: regular o processo vital chamado autofagia, que é o mecanismo de reciclagem das células que elimina o "lixo celular" antes de que se acumule e comece a causar dano.
A autofagia funciona bem nos organismos jovens, mas mais tarde na vida, após a reprodução, se reduz e fomenta o envelhecimento. Motivo pelo qual "deletar" esta função a certa idade poderia ajudar tanto a melhorar a saúde, como a prolongar a vida ativa de um organismo.
Precisamente este resultou ser o efeito observado na espécie estudada. Os pesquisadores descobriram que, ao desativar a autofagia nos neurônios dos vermes, os animais se tornavam mais sãos e sua expectativa de vida aumentava 50%.
Atualmente os pesquisadores buscam métodos para aplicar estes resultados em seres humanos. Estes advertem que a descoberta não só poderia melhorar nossa saúde e longevidade, senão também ajudar a combater as doenças neurodegenerativas como o Alzheimer, Parkinson e Huntington.
Via | New Atlas.
Notícias relacionadas:
Comentários
Nenhum comentário ainda!
Deixe um comentário sobre o artigo
Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!