Este planeta é tão escuro que praticamente suga luz

LuisaoCS

Este planeta é tão escuro que praticamente suga luz

Se chama WASP-12b e é um planeta com um albedo, ou coeficiente de reflexão, tão baixo que apenas reflete a luz, o que o converte em um planeta tão escuro como o asfalto fresco. É o que recentemente foi descoberto deste exoplaneta graças ao Espectrógrafo de Imagens do Telescópio Espacial (STIS) no Telescópio Espacial Hubble da NASA / ESA.
Albedo

O albedo é a percentagem de radiação que qualquer superfície reflete com respeito à radiação que incide sobre a mesma. As superfícies claras têm valores de albedo superiores às escuras, e as brilhantes mais. O albedo médio da Terra é de 37-39% da radiação fornecida pelo Sol. O de WASP-12b é menos duas vezes reflexivo que nossa lua, que tem um albedo de 0.12.

Uma equipe internacional liderada por astrônomos da Universidade de McGill, Canadá, e a Universidade de Exeter, Reino Unido, foi a responsável por este achado. WASP-12b orbita a estrela parecida ao Sol WASP-12A, a uns 1.400 anos luz de distância, e desde sua descoberta em 2008 converteu-se em um dos exoplanetas melhor estudados.

Com quase o dobro do raio de Júpiter e com um ano de pouco mais de um dia da Terra, WASP-12b classifica-se como um Júpiter quente. WASP-12b é só o segundo planeta em ter medidas de albedo espectralmente resolvidas, sendo o primeiro HD 189733b, outro Júpiter quente.



Notícias relacionadas:

 

Comentários

Nenhum comentário ainda!

Deixe um comentário sobre o artigo











Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!