Uma projeção de como será a superfície da Terra dentro de 250 milhões de anos

LuisaoCS

Baseando-se no que conhecemos a respeito da teoria de placas tectônicas e das lentas mudanças que acontecem no córtex terrestre, o professor Chris Scotese produziu modelos informáticos que visualizam que aspecto tinha o planeta em o passado e como será no futuro, nos próximos milhões de anos.

Neste ponto convém esclarecer que em ciência a palavra "teoria" não tem o mesmo significado que na linguagem coloquial onde se refere a uma suposição, já um uma teoria científica baseia-se em supostos corroborados por cientistas e dá explicação a um conjunto de fatos observados. É a forma de conhecimento mais rigorosa, confiável e completa.

A ironia do assunto é que, segundo os modelos de Chris Scotese, dentro de 250 milhões a superfície terrestre voltará a formar um único supercontinente -como foi Pangeia há 240 milhões de anos-, que aparece no vídeo de Scotese como Pangeia Ultima, ainda que então a forma em que se encaixarão os continentes que conhecemos atualmente será diferente.

Isto pode ser apreciado nesta outra animação que faz o percurso, primeiro desde a época atual até 240 milhões de anos atrás e depois desde aí avança até a atualidade e se adentra 250 milhões de anos no futuro. Em geologia não é possível acelerar a passagem do tempo, mas felizmente no YouTube sim e em estes vídeos com a opção de aumentar a velocidade de reprodução resulta bastante útil.



Notícias relacionadas:

 

Comentários

Nenhum comentário ainda!

Deixe um comentário sobre o artigo











Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!