Este animal mata mais de 725.000 pessoas a cada ano

LuisaoCS

Este animal mata mais de 725.000 pessoas a cada ano

O mosquito é o animal mais letal do mundo, sendo responsável pela morte de mais de 725.000 pessoas em cada ano em frente às 50.000 mortes provocadas pelas serpentes ou as 10 pessoas vítimas dos tubarões. Em realidade, seu poder reside na capacidade de transmitir doenças: a malária, transmitida pelo mosquito Anopheles, mata a cada ano a 400.000 pessoas (principalmente crianças) e incapacita por vários dias mais de 200 milhões.

Existem mais de 2.500 espécies de mosquitos e estes animais são encontrados em todas as regiões do planeta a exceção da Antártida. Como assinala Krijn Paaijmans, entomologista do Instituto de Saúde Global de Barcelona, os mosquitos se adaptam facilmente a tudo e são difíceis de erradicar. Krijn também é parte de uma grande equipe que trabalha no MALTEM, um projeto financiado pela Fundação Bill & Melinda Gates, cujo objetivo é deter a transmissão da malária no distrito de Magude, no sul de Moçambique, em 2020.

Sua equipe está desenvolvendo barreiras eletromagnéticas que repelem aos mosquitos, enquanto uma outra equipe do mesmo centro está centrada na ivermectina, um fármaco antiparasitário que mata aos mosquitos que se alimentam de animais ou indivíduos tratados. Por outro lado, os aparelhos anti mosquitos por ultrassom deveriam ser retirados do mercado devido a sua ineficácia.

Mas os mosquitos também fazem boas ações, ainda que seja inconscientemente. Ovos e larvas fazem parte da alimentação de alguns peixes, polinizam certas flores e servem como "transporte" para bactérias e vírus. Sem mosquitos, a cadeia trófica cambalearia.



Notícias relacionadas:

 

Comentários

Nenhum comentário ainda!

Deixe um comentário sobre o artigo











Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!