Esta é a misteriosa razão pela qual as pessoas inteligentes tomam más decisões
As habilidades cognitivas promovem aspectos acadêmicos e profissionais, mas não necessariamente os vinculados com decisões que levem a uma melhor vida. Todos conhecemos pessoas que se qualificam por ter um alto QI, mas cujas decisões de vida em ocasiões costumam ser péssimas; ou bem, pessoas muito inteligentes, mas que em sua vida cotidiana se metem em imbróglios muito estúpidos, como esquecer coisas, confundir o dia da semana, etc.
Segundo um estudo publicado em Thinking Skills and Creativity, o problema tem origem no fato que as decisões corretas estão relacionadas com o "pensamento crítico", definido como a habilidade de fazer julgamentos de maneira desapaixonada sem cair em falsas conclusões.
Isto é, um pensamento crítico poderia estar mais vinculado a elementos próprios do caráter, como estabilidade ou inteligência emocional, e isso para além das habilidades cognitivas produto de um alto QI.
O estudo tomou uma amostra de centenas de participantes, entre adultos e jovens estudantes, que responderam perguntas que tinham a ver com habilidades como razoamento, lógica, memória e compreensão. Também perguntaram a eles sobre questões do cotidiano, para fazer uma correlação entre suas decisões de vida e os resultados de seus índices de inteligência.
Os Os dados apontaram que pessoas inteligentes não necessariamente tomam as melhores decisões em suas vidas. Aparentemente, tomar as decisões ideais também está relacionado a melhorar seu temperamento e ser mais consciente e mais equilibrado.
Notícias relacionadas:
Comentários
Nenhum comentário ainda!
Deixe um comentário sobre o artigo
Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!