Esta estranha criatura da Nova Zelândia é capaz de ressuscitar e regressar da "morte"
Contam que Nova Zelândia foi isolada faz mais de 80 milhões de anos. Talvez por essa razão nunca teve criaturas como as do restante do planeta. Em troca, a evolução animal seguiu seu próprio caminho com o desenvolvimento de habilidades tão inesperadas como as deste inseto, capaz de regressar da "morte": os weta de montanha, possivelmente, a adaptação mais extrema de toda a estranha fauna invertebrada que reina na Nova Zelândia.
Basicamente, estamos ante um inseto com a capacidade de sobreviver congelado. De fato, pode fazer frente a ciclos repetidos de congelamento e descongelamento e sair vivo sem problema, podendo suportar o "frio" em 80% de seus tecidos.
Por que? Os animais entram em um processo denominado como criptobiose para resistir os fortes invernos. Desta forma são capazes de hibernar em um estado de suspensão animada em que, pese o total congelamento e o desaparecimento de sinais vitais, não se produz a ruptura de suas células nem de seus tecidos devido à cristalização da água que contêm. Alucinante.
Notícias relacionadas:
Comentários
Nenhum comentário ainda!
Deixe um comentário sobre o artigo
Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!