O maior avião do mundo aspira enviar satélites ao espaço
O lançamento de satélites desde o maior avião de carga do mundo, o An-225, poderia ser uma realidade em breve graças ao acordo feito entre a Corporação da Indústria do Espaço Aéreo da China (AICC) e a Antonov Airlines. O acordo permitirá ao organismo chinês desenhar sua própria frota renovada desta classe de aviões, que poria em órbita os satélites comerciais.
Desenhado e construído na Ucrânia na década de 1980 pela Antonov, o avião mede 84 metros de comprimento, com uma envergadura de 88 metros, quase o dobro da largura de um campo de futebol. Pode levar uma carga útil equivalente a 189.600 kg. Sem carga, o An-225 Mriya ("sonho" em ucraniano) pode voar até 18 horas sem parar para abastecer.
O An-225 foi desenvolvido originalmente para transportar o ônibus espacial Buran soviético, de 105 toneladas, e agora seu uso poderia ser reciclado graças a este novo acordo. O presidente da AICC, Zhang Yousheng, assinalou que o objetivo é colocar um satélite na parte posterior de um An-225 e lançar à órbita terrestre desde não mais de 12.000 metros de altura, o que reduziria consideravelmente os custos de enviar satélites ao espaço.
Notícias relacionadas:
Comentários
Nenhum comentário ainda!
Deixe um comentário sobre o artigo
Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!