Como faz: molho de soja japonês

LuisaoCS

O molho Shoyu é o rei dos condimentos na comida asiática, mas como é elaborado? Este fascinante vídeo da Nat Geo submerge-nos em cheio na elaboração do saboroso líquido negro, um procedimento que segue sendo tão artesanal como há 750 anos.

O molho de soja nasceu na China em algum momento entre os séculos III e V de nossa era. Em sua origem era feito com carne e era uma maneira de estender o uso do sal, que então era um produto muito valioso. Com a passagem dos séculos sua receita estendeu-se a toda Ásia incluindo Japão, onde chegou no século XIII. Há duas maneiras de fazer molho de soja, o tradicional e o artificial. Em Japão, no entanto, é ilegal vender molho de soja artificial. Sempre se fez da maneira tradicional, que é a que descreve este vídeo.

O molho de soja tradicional é um condimento líquido feito a partir de sementes de soja fervidas com trigo tostado e fermentadas com ajuda dos fungos Aspergillus oryzae ou Aspergillus sojae que os japoneses chamam genericamente de koji.

O molho de soja artificial é produzido mediante hidrólise química a partir de farinha de soja sem gordura, extrato de malte e glutamato monossódico. Em vez de obter o toque adocicado pela fermentação do trigo, acrescentam edulcorantes como o xarope de milho e às vezes colorantes. Enfim, é uma gororoba.



Notícias relacionadas:

 

Comentários

Nenhum comentário ainda!

Deixe um comentário sobre o artigo











Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!