Um mecanismo que lança e recupera drones durante o vôo, sem necessidade de pista de pouso
Faz um par de meses a agência Darpa fez uma demonstração de seu protótipo de braço mecânico SideArm desenhado para lançar e recolher drones. Um artefato capaz de pôr no drones de até 500 kg e recuperá-los sem a necessidade de pistas nem de plataformas para a decolagem e aterrissagem.
Neste outro vídeo mostram o funcionamento do SkyHook, um sistema similar instalado sobre um navio convertido assim em um mini-porta-drones com capacidade para lançar e recuperar drones, neste caso um drone de reconhecimento RQ-21A Blackjack, de 60 kg. A catapulta acelera o drone até sua velocidade de vôo, eliminando a necessidade de uma pista para decolar. No retorno o braço com cabos apanha o drone em vôo, no ar, e recupera-o sem que seja necessário dispor de uma superfície ou pista de aterrissagem.
O sistema de lançamento e de recolhida pode ser utilizado tanto de dia como de noite, ainda que em a escuridão é necessário fazer mais de uma tentativa para capturar o drone. O SkyHook, como o SideArm, pode ser transportado em um contêiner de mercadorias e pode ser colocado em um trem, caminhão ou um barco sem necessidade de fazer modificações em sua estrutura.
Notícias relacionadas:
Comentários
Nenhum comentário ainda!
Deixe um comentário sobre o artigo
Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!