Um robô supervisionado com a mente
Este robô desenvolvido pelo CSAIL (Computer Science and Artificial Intelligence Laboratory) do MIT é um protótipo primigênio de um sistema que permite a um humano supervisionar ou corrigir um robô mediante ondas cerebrais. Imagine a p0ossibilidade de poder encarregar um robô para que realize determinada tarefa sem necessidade de digitar um comando, sem pulsar um botão e sem ter que dizer nem uma palavra. Essa comunicação humano-máquina melhoraria nossa capacidade para supervisionar os robôs, os veículos sem motorista e outras tecnologias que ainda estão por inventar.
Realizando uma leitura da atividade cerebral através de um eletroencefalograma o sistema detecta se um humano percebe quando o robô Baxter está cometendo um erro ao classificar potes de pintura e bobinas de fio elétrico. Em matéria de milissegundos o robô recebe o aviso e corrige a tarefa.
O eletroencefalograma mede um sinal cerebral gerado quando o cérebro percebe um erro. De modo que basta apenas que o humano identifique o erro cometido pelo robô para que o sistema seja ativado. Para supervisionar o robô tudo o que há de fazer é estar de acordo ou não com o que ele está fazendo.
Notícias relacionadas:
Comentários
Nenhum comentário ainda!
Deixe um comentário sobre o artigo
Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!