Nasa anuncia a descoberta de um sistema solar com sete Terras
Desde que Obama fez um corte substancial no orçamento dedicado a exploração espacial, que a Nasa vem se portando de uma forma mais comercial do que prática. Então é com reticências que reportamos que a agência americana de Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço realizou uma das maiores e mais importantes descobertas da humanidade: a existência de um novo sistema solar a 39 anos luz da Terra, conformados por sete planetas com incríveis semelhanças ao nosso e nos quais ao menos três podem contar com vida extraterrestre.
Trata-se da maior descoberta de nosso universo. Os cientistas revelaram que os planetas têm quase o mesmo tamanho da Terra e orbitam ao redor de uma estrela anã fria conhecida como TRAPPIST-1. Os seis planetas interiores encontram-se em uma zona temperada onde as temperaturas na superfície variam de 0 a 100 graus centígrados.
Vários telescópios foram usados por uma equipe internacional de astrônomos para encontrar estes sete exoplanetas. Também acham que três deles contam com oceanos, o que aumenta mais a possibilidade de hospedar vida como a que conhecemos em nosso planeta. Nenhum outro sistema estelar conhecido contém um número tão grande de planetas do tamanho da Terra e provavelmente rochosos, assinalam os cientistas.
A Nasa reitera que se trata da melhor oportunidade de vida extraterrestre encontrada até o momento. Os pesquisadores afirmam que saberão se há ou não vida em qualquer destes planetas dentro de uma década, e comentaram que isto só é o princípio.
Talvez o mais importante deste revelação é que estes planetas têm condições atmosféricas vitais necessários para cultivar a vida biológica, igual na Terra.
- "Agora temos sete planetas potencias para abrigar vida terrestre e que podemos estudar. Isto é algo que já estamos fazendo", assinalou Michael Gillon, um astrônomo da Universidade de Lieja, na Bélgica.
Notícias relacionadas:
Comentários
Nenhum comentário ainda!
Deixe um comentário sobre o artigo
Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!