O céu mudará de aspecto em 2022 depois da explosão de uma estrela
Uma grande explosão em 2022 mudará o aspecto do céu de forma visível, ao menos temporariamente. É o que predizem um professor da Universidade de Calvin, Larry Molnar, junto com colegas do Observatório de Apache Point, Karen Kinemuchi e da Universidade de Wyoming, Henry Kobulnicky.
Concretamente, trata-se de uma estrela binária, duas estrelas orbitando entre si, que explodirá mudando o aspecto de nosso céu fazendo que seu brilho aumente umas 10.000 vezes durante o período de um ano. Desta maneira, se converterá na estrela mais brilhante do céu.
Ela será visível como parte da constelação do Cisne, e acrescentará uma estrela no padrão estelar reconhecível da Cruz do Norte. Tal e qual explica o professor de Ciências e Artes da Comunicação de Calvin, Sam Smartt:
"Em conclusão, pensamos que nossa hipótese da estrela da fusão deve ser levada a sério neste momento e deveríamos estar usando nos próximos anos para estudar isto intensamente para que, em o caso que exploda, saibamos o que levou a essa explosão."
O rastreamento da estrela conhecida como KIC 9832227, começou em 2013. O passo seguinte será passar todo o próximo amo examinando a estrela em todas os comprimentos de onda. Se a predição for correta, demonstrará pela primeira vez que os astrônomos podem capturar certas estrelas binárias no momento de sua morte.
Fonte: The Times.
Notícias relacionadas:
Comentários
Nenhum comentário ainda!
Deixe um comentário sobre o artigo
Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!