Veja o que acontece quando alimentam um bicho-da-seda com grafeno
Dizem que o grafeno, um material bidimensional integrado por átomos de carbono que se organizam em hexágonos, será um dos materiais do futuro para obter toda classe de maravilhas. No entanto, se dermos um pouco de grafeno para um bicho-da-seda comer, também podemos obter algo muito interessante.
O que fazem as lagartas é começar a fabricar, como se fossem homem-aranha, seda bem mais resistente, uma super-seda que conduz eletricidade e suporta 50% mais tensão antes de se romper. Pois se não fosse o bastante, os cientistas carbonizaram a seda a 1.050º.
Este estranho experimento foi realizado por pesquisadores da Universidade Tsinghua de Pequim, em um estudo publicado na revista Nano Letters. Para alimentar os bichos-da-seda, enriqueceram folhas de amoreira (o único alimento consumido por este inseto) com grafeno, aspergindo as folhas com uma solução aquosa que continha 0,2% de grafeno.
A seda que fabricam naturalmente as larvas, então já sai reforçada com carbono, apresentando uma estrutura cristalina mais ordenada se for observada sob o microscópio.
A descoberta é espantosa e abre as portas para futuras pesquisas. Mas, ademais, ainda ignoram como o bicho-da-seda consegue metabolizar o grafeno e incorporá-lo à seda que fabrica. Pelo momento, esta nova super-seda poderia começar a ser usada na medicina, por exemplo, como parte da elaboração de implantes biodegradáveis, e no desenvolvimento de tecidos inteligentes ou os wearables.
Via | Phys.
Notícias relacionadas:
Comentários
Nenhum comentário ainda!
Deixe um comentário sobre o artigo
Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!