Tem pedra nos rins? Dê uma voltinha de montanha russa

LuisaoCS

Tem pedra nos rins? Dê uma voltinha de montanha russa

Determinadas montanhas russas poderiam ajudar a expulsar alguns cálculos renais -preferencialmente, aquelas que não superam os 5 milímetros-, tal e qual revela um recente estudo publicado no Journal of the American Osteopathic Association por parte do urologista David Wartinger, pesquisador da Universidade Estatal de Michigan.

Ele iniciou a pesquisa depois de alguns episódios explicados por pacientes que conseguiam desalojar o cálculo depois de dar umas voltas em montanhas-russas da Disney World, em concreto a Big Thunder Mountain Railroad.


Para realizar esta estranha pesquisa não podiam se limitar às experiências dos usuários das montanhas-russas, de maneira que imprimiram em 3D um modelo artificial de rim fabricado em silicone, introduziram nele três cálculos renais e viajaram até a Disney World para fazer o teste. Carregando-o em uma mochila, subiram várias vezes em três montanhas russas deste popular parque temático.

A única atração em que funcionou foi na Big Thunder Mountain Railroad; enquanto, pelo contrário, o experimento fracassou na Space Mountain e na Rock 'n Roller Coaster Aerosmith, tal e como assinala Wartinger:

- "Ao todo, usamos 174 pedras de rins de diferentes formas, tamanhos e pesos para ver o que acontecia."

Portanto, a montanha russa mais eficaz para expulsar um cálculo seria rápida, com alguns giros e voltas, mas sem ficar de cabeça para baixo nem realizar movimentos invertidos. Também é importante ocupar o lugar certo na montanha russa: as pedras foram evacuadas em quase 64% dos casos quando iam sentados na última fila, em frente a 16% quando se instalaram na parte dianteira.

Existe uma forma muito mais fácil de expulsar os cálculos, mas de antemão vou avisar para que não façam isso em casa se não tiver a certeza do tamanho da pedra. Para que entendam eu vou ter que contar a história toda. Então relaxa a que vem textão. Mas vale a leitura!

Em 2013 tive as minhas primeiras crises renais e a única forma de combater a cólica era tomando um diclofenaco sódico injetável a cada 12 horas. Tomava diuréticos mil, água que nem camelo e nada da porra da pedra descer. Num desses dias, um senhor que recolhia reciclados foi a minha casa buscar uma geladeira velha e como me viu naquela situação disse que o melhor remédio era chá de cabelo de milho.

- "Se esta montoeira de remédio não está resolvendo nada, como é que chá de cabelo de milho vai adiantar?", pensei sozinho. Fiz que concordei com ele e a coisa ficou por isso mesmo. No fim daquele dia este cara voltou na minha casa com um chumaço de cabelo de milho e uma garrafinha de refrigerante com um pouco de chá já preparado.

Ele disse que notara que eu não dei muito crédito ao seu conselho e por isso tinha voltado. Sem outra alternativa, tomei o chá. Ele sossegou e foi embora. Uma meia hora depois senti vontade fazer xixi e senti a dor de dois cálculos sendo expulsos no xixi e o barulho deles batendo no vaso. PQP... eu não sabia nem o nome daquele homem direito. Mas tempos depois tive a chance de agradecê-lo.

Bem, passado mais ou menos um ano, eu fui colher milho no sítio de um amigo e decidi fazer o chá. Esta foi a maior cagada da minha vida. Estava tudo bem, eu não estava sentindo dor nenhuma, mas pensei que seria boa ideia fazer uma limpeza com o chá. Desceu um pedra que tinha o tamanho da ponta do meu mindinho. E aquela desgraça com textura de lixa ferro 36 não ia para frente nem para trás. A dor era tanta que quando cheguei no hospital pedi para o médico cortar meu pinto fora. Sério!

Ele me deu uma dose cavalar de propofol (anestesia) e me entupiram de água e diuréticos até a pedra ser expulsa. Quando acordei tinha a impressão de que acabara de dar a luz tanta era a dor da cintura para baixo!

Então, o que eu faço hoje em dia: primeiro parei de tomar leite e qualquer derivado, já que a análise de um cálculo indicou que era puro cálcio. Tomo diariamente um copo de chá de quebra-pedra. Quando sinto cólica corro a fazer um ultrassom, se são pequenas tomo chá de cabelo de milho. Se são maiores faço uma litotripsia e então tomo chá de cabelo de milho. Pronto! Adeus cólicas!

Via | ScienceAlert.


Notícias relacionadas:

 

Comentários

Aquelas receitinhas de chás da vó muitas vezes curavam ou aliviavam dores mesmo.
Arnica foi uma boa companheira da minha infância de joelhos ralados.
Aquela garrafada de ovo de pata que a mãe da minha mãe dizia pra me darem pq "essa menina é muito magrinha e amarelinha"deram resultado também.
40 anos depois.
Estão aqui, acumuladas, todas as garrafadas juntas. Nos braços, nas pernas, na barriga, na cintura...

Deixe um comentário sobre o artigo











Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!