Os impressionantes tubos de Nixie artesanais de Dalibor Farny
Os tubos de Nixie são algo bem como os tataravôs das telas de cristal líquido, de modo que estão mais do que superados tecnologicamente, ainda que são realmente bonitos. Dalibor Farny descobriu-os em 2011 e quando se inteirou de que há anos não são fabricados decidiu que ia aprender a fazê-los e depois de anos de aprendizagem e de tentativas e erros agora ademais se dedica a vendê-los.
Este vídeo mostra o processo de fabricação destas preciosidades, que são feitas a mão de seis em seis, com um monte de trabalho delicado que vai desde preparar as peças metálicas que os formam até os testes para ver se funcionam corretamente, passando pelo processo de sopro de vidro necessário para fabricar as bases e o corpo dos tubos.
São quase 40 minutos de vídeo sem música e quase sem locução, só com umas tantas frases sobreimpressas que vão descrevendo os passos do processo, mas são 40 minutos para ficar boquiaberto com a habilidade do rapaz.
Cada um custa 145 dólares (uns 500 reais), que não sei se é muito nem pouco já que não estou no mercado -ainda que para a quantidade de trabalho necessária me atreveria a dizer que é barato- mas me parece que são um claro caso de
Notícias relacionadas:
Comentários
Nenhum comentário ainda!
Deixe um comentário sobre o artigo
Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!