Isto é o que ocorre no bosque quando não tem ninguém olhando
Talvez, quando ninguém o observe, o bosque revela coisas tão formosas que nossa imaginação ainda não consegue atingir. Poucos espaços remetem com maior fidelidade ao termo "santuário" que estes lugares, vigiados por árvores e enfeitados com ecossistemas seriados, que encabeçam musgos, samambaias, liquens e fantasmas.
Este vídeo documentado pelo micologista Paul Stamets, por verdade um tipo bastante inspirador, oferece-nos uma olhada à intimidade da floresta. Esquivando o ritmo ordinário do tempo, graças à instalação de câmeras que filmaram de maneira ininterrupta centenas de horas, este time-lapse nos revela um fenômeno inédito para a maioria: o nascimento e crescimento de diferentes espécies de cogumelos e outras plantas.
O material é parte de um longo e paciente estudo de Stamets, dedicado a descobrir e entender o papel dos cogumelos dentro do bosque, sua relação com as árvores, a terra e o resto dos habitantes. Mas para além do valor científico deste exercício, que sem dúvida será bastante rico, o que desta vez nos leva a compartilhar é a prístrina beleza do que ocorre aí dentro, na floresta: a temporalidade biológica, úmida, que arqueja em silêncio e presume um ritmo perfeito.
O bosque guarda segredos, e talvez os seus sejam os mais preciosos de todos.
Notícias relacionadas:
Comentários
Nenhum comentário ainda!
Deixe um comentário sobre o artigo
Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!