O robô pedreiro que assenta mil tijolos por hora
O robô pedreiro da FastBrick Robotics é capaz de colocar mil tijolos por hora, segundo os planos da construção que forem programados previamente. Neste sentido ele é muito parecido ao SAM100 (segundo vídeo). A principal diferença é que o da FastBrick não prepara a massa para mantê-los unidos, mas dizem os especialistas que isso é quase trivial (duvido). Para o ajuste exato dos tijolos utiliza um grande trilho por onde vai se deslocando e um sistema de visão laser para o medir tudo com precisão milimétrica (de fato, 0,5 mm).
O software que utiliza é parecido ao de criar montagens com peças de Lego e é capaz de calcular quantos tijolos são necessários e se há que cortar alguns para conseguir as medidas exatas. Dizem que este tipo de máquinas tem um futuro promissor: fazem seu trabalho sem a necessidade de sair, para firmar o pulso, e durante 24 horas do dia, salvo pequenas paradas de manutenção.
Já o robô da Construction Robotics, o SAM100, iniciais de Semi-Automated Mason (Pedreiro Semi-Automático), pode levantar paredes três vezes mais rápido que um pedreiro humano, ainda que necessite de ajuda para alguns dos procedimentos, ao menos por enquanto.
Entre as vantagens propostas por este fabricante está que os pedreiros se cansam menos, podem se dedicar aos detalhes de qualidade e arremates e que evitam acidentes e problemas de saúde.
Tecnicamente é um braço robótico de seis eixos montado sobre uma esteira transportadora, que vai tomando os tijolos de uma pilha mediante um engenhoso mecanismo e colocando-os segundo o projeto, programado anteriormente, indique. Ao todo pode assentar uns 15.000 tijolos ao dia.
Notícias relacionadas:
Comentários
Nenhum comentário ainda!
Deixe um comentário sobre o artigo
Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!