Primeiro vôo do dirigível Airlander 10
O dirigível Airlander completou ontem a tarde seu vôo inaugural -em sua versão atual, civil- depois de decolar do aeroporto de Cardington, Reino Unido. A aeronave está cheia de hélio inerte não inflamável e de ar, e conta com quatro motores diesel. Ela passou os últimos dias em terra, realizando testes prévios.
Os motores diesel do Airlander 10, situado em na popa e laterais, desenvolvem 325 CV cada um e proporcionam empuxe para a decolagem a ascensão e manobras laterais. Em modo autônomo a aeronave pode ser mantido no ar durante duas semanas.
O vídeo da Hybrid Air Vehicles, fabricante do Airlander 10, dura pouco mais de meio minuto, mas permite ver parte da operação de decolagem e como a aeronave se desloca ao redor do aeroporto.
Ao todo, o primeiro vôo do Airlander durou menos de 20 minutos: percorreu uns 10 km e ascendeu até pouco mais de 150 metros atingindo uma velocidade máxima de 65 km por hora.
Notícias relacionadas:
Comentários
Me pareceu muito devagar. Só se for para usar como se fosse um transatlântico.
Amigo, o tal do Airlander bateu com a fuça no chão em outra vôo:
https://www.youtube.com/wat...
Deixe um comentário sobre o artigo
Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!