Tubarão da Groenlândia poderia ter 400 anos, o animal mais longevo do mundo

LuisaoCS

Tubarão da Groenlândia poderia ter 500 anos, o animal mais longevo do mundo

Cientistas dinamarqueses dirigidos por Julius Nielsen descobriram que uma espécie de tubarão tem uma longevidade que os coloca como a espécie mais idosa do mundo. Segundo seus estudos os tubarões da Groenlândia ou tubarões boreais (Somniosus microcephalus) poderiam atingir até os 500 anos de idade, o que desloca a outra espécie nórdica, de baleias neste caso.

A equipe dinamarquesa conseguiu datar a idade dos tubarões, ainda que com uma certa margem de erro; anteriormente achavam que era impossível determinar sua idade como necessitam de anéis calcificados de crescimento como outros vertebrados, sendo seu esqueleto pura cartilagem. A medida foi alcançada através da radiação nos olhos dos animais, uma medida que tomou como base as partículas radioativas que foram bombardeadas durante provas nucleares na década dos 50 e 60. As partículas entraram à corrente alimentar e são mostradas como formas de carbono radioativo nos organismos.

Um dos tubarões que foram capturados revelou ter pelo menos 270 anos, mas a equipe calcula que a margem de erro indica que poderia chegar a ter até 400 anos.

O que é ainda mais interessante e preocupante é que este tubarão, que vive em águas profundas e geladas, não é sexualmente maduro até alcançar 150 anos de idade, o que implica em um grande risco de extinção. E esses tubarões devem enfrentar uma grande lista de espera até que possam "ser reproduzidos".

Via | Guardian.



Notícias relacionadas:

 

Comentários

Primeira vez que leio sobre esse animal. Existem tantos tipos de tubarão que acabo sempre surpreso.

Deixe um comentário sobre o artigo











Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!