Cientistas descobrem que “leite de barata” é altamente nutritivo
Em anos recentes descobriu-se que os insetos têm um alto valor proteínico, que, no entanto, não os tornou o suficientemente populares na dieta da humanidade, salvo algumas escassas culturas (como a chinesa, por exemplo), em boa medida porque por causa de seu aspecto ou seu habitat, usualmente associado com coisas desagradáveis. Contudo, certas pesquisas recentes mostraram que diversos vermes ou coleópteros bem pode ser equiparados a uma boa bisteca ou uma pedaço de frango quanto ao valor alimentício e, em contraste, com um impacto ambiental de produção muito menor.
Em relação a isto, faz alguns dias um grupo de cientistas publicou uma pesquisa realizada sobre uma espécie de barata, a Diploptera punctata, que segrega um líquido com o qual alimenta suas crias e que segundo as análises é três vezes mais nutritivo que o leite de búfalo, que foi tomado como referência por causa de seu maior conteúdo calórico e proteínico.
Além desta descoberta, os pesquisadores do Instituto de Biologia de Células Mãe e Medicina Regenerativa (com sede na Índia) ficaram espantados também pelo fato de que esta espécie de barata produza essa substância, pois em geral os insetos não costumam alimentar suas crias dessa maneira.
Em particular, esse "leite" distingue-se por ser conformado de cristais, que, por sua vez, contêm proteínas, gorduras e açúcares em altas concentrações. Suas proteínas ademais são integradas por sequências de todos os aminoácidos básicos, segundo declarou Sanchari Banerjee, líder do estudo.
Com esta descoberta, é possível que no futuro próximo alguém produza um leite de barata similar que possa suprir as necessidades alimentares do gênero humano?
Via | India Times.
Notícias relacionadas:
Comentários
A matéria ganhou destaque de ontem pra cá e li em vários sites/blogs.
Como uma substância que tem a capacidade de fazer queimar calorias com muita facilidade (até entendo, depois de ver isso perdi a fome na hora), mas rico em proteínas não havia lido nada.
Agora aquela perguntinha básica que todos querem fazer, mas ninguém tem coragem de mandar: Foto das tetas desses artrópodes, tem?
Deixe um comentário sobre o artigo
Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!