Bem-vinda a Júpiter, Juno: veja como a sonda especial penetra a órbita do gigante de gás
A sonda espacial da NASA, Juno, já está na órbita de Júpiter, o maior planeta do sistema solar e casal de Juno na mitologia greco-latina. Juno conseguiu a meta de sua expedição após mais de 5 anos de viagem sideral e converteu-se na primeira nave espacial em se aventurar nos limites de Júpiter desde Galileu em 2003.
A nave da NASA tomará as imagens de maior resolução do gigante de gás, reunirá informação para estudar a atmosfera e o campo magnético de Júpiter (e suas misteriosas auroras) e provavelmente possa descobrir novas luas.
Para atingir a órbita, Juno teve que evitar os extremos do cinturão de radiação de Júpiter utilizando a propulsão de um foguete por 35 minutos. Ao conseguir com efetividade esta manobra, a tripulação remota no Jet Propulsion Lab da NASA celebrou como nunca.
No vídeo que encabeça este post podemos ver a aproximação de Juno, incluindo a órbita de uma lua de Júpiter, algo nunca antes visto.
Outro dos temas interessantes é descobrir mais informação sobre a origem de Júpiter, planeta que pode ter se convertido em outra estrela há 4 bilhões de anos.
Juno ficará orbitando Júpiter por 20 meses e percorrerá mais de 5 mil km, a uma cercania recorde. Temos muito que aprender nos próximos meses.
Notícias relacionadas:
Comentários
Nenhum comentário ainda!
Deixe um comentário sobre o artigo
Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!